Seleção unificada para alunos de Iniciação Científica do curso de Serviço Social da UFOP

Setembro 22, 2022
 - no Freepik

A partir de hoje, dia 22/09/2022 o GEPTSSS, Grupo de Extensão e Pesquisa em Trabalho, Saúde e Serviço Social, abre inscrição para bolsa de Iniciação Científica - IC PIBIC/FAPEMIG. Para concorrer, basta ser discente do curso de Serviço Social da UFOP, e preencher o formulário abaixo até o dia 29/09/2022.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

São requisitos para a seleção:

• Ser aluno de graduação a partir do 2 período com coeficiente de rendimento global ou semestral no minimo igual a 6

• O aluno não poderá exceder uma carga horária semanal de 54 horas de atividades acadêmicas (por exemplos: disciplinas cursadas, estágios, extensão, monitoria, etc);
• Ter dados atualizados no sistema Minha UFOP.

• Ter disponibilidade para participar do grupo de estudos que ocorrerá em uma manha da semana.

Cronograma:

Inscrições: até 22/09/2022

Entrevistas: dia 29/09/2022 *

Resultado: dia 30/09/2022

* A etapa de entrevista será utilizada para aferir questões dispostas na carta de intensão caso seja necessário.

O resultado será divulgado via e-mail a todas, todos e todes que se inscreverem. Mais informações sobre o projeto, abaixo e no dia das entrevistas.

Sobre os projetos:

Projeto: ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA DO BANCO MUNDIAL PARA A POLÍTICA DE SAÚDE BRASILEIRA

Orientadora: Profa. Dra. Alessandra Ribeiro de Souza

RESUMO:  Historicamente o Banco Mundial tem desenvolvido entre outras ações a Assistência técnica aos países.  Análises dessas orientações indicam que as propostas do Banco para a política social e, principalmente no caso brasileiro, para a saúde, têm se oposto a um modelo universal baseado na prestação gratuita pelas instâncias públicas para o conjunto da população. O argumento recorrentemente utilizado é de que o modelo é ineficiente e insustentável economicamente. As “reformas” sugeridas pelo Banco tem por finalidade a implementação do ajuste fiscal e consequentemente o desmonte do SUS. A análise das elaborações do Banco se torna relevante na medida em que permite criar ações de resistência ao desmonte e antecipar tendencias de (contra) reformas dirigidas à saúde. A proposta de pesquisa apresentada se baseia na análise dos documentos elaborados pelo Banco  no período compreendido entre 2017 e 2022 bem como a análise da incorporação dessas medidas pelos governos brasileiros.

PALAVRAS-CHAVE: Banco Mundial, Saúde pública, Assistência Técnica, Saúde universal

========================================================

Projeto:  CAPITALISMO DE VIGILÂNCIA E CONSCIÊNCIA DE CLASSE

Orientador: Prof. Dr. Roberto Coelho do Carmo

RESUMO: Com os avanços tecnológicos e comunicacionais vividos a partir da terceira reestruturação produtiva capitalista, tivemos algumas mudanças nos processos de trabalho e também na sociabilidade, que se torna cada vez mais permeada de tecnologias comunicacionais. O consumo dessas tecnologias reverbera na produção de um enorme volume de dados sobre o usuário permitindo às grandes corporações direcionar informações conforme o perfil de cada um, subsumindo do alcance uma significativa parte da informação e do conhecimento buscados quer dizer, nosso comportamento digital permite que se gere um grande volume de dados que são propriedade privada das grandes corporações de tecnologia. Com a pandemia de Covid-19 e o necessário isolamento social, nossa presença digital se intensificou com os home office e outras práticas de trabalho e lazer online. Este estudo propõe uma análise desta conjuntura de vigilância pela utilização de novas tecnologias digitais de comunicação e informação, seu potencial de contribuição na formação ou deformação da consciência de classe dos trabalhadores.

PALAVRAS-CHAVE: Capitalismo de vigilância, classe social, teoria social, teoria do valor